Se você tem contato com o mundo financeiro com certeza já ouviu falar em algum momento sobre a taxa SELIC. Não importa se você é um investidor experiente ou novato ela sempre vai aparecer no seu dia-a-dia pois ela é um dos índices mais importantes quando falamos sobre economia no Brasil. Mas o que é a Taxa Selic? Para que ela serve? Como Calcular seu valor? Quanto ela vale hoje? Essas são Algumas das Dúvidas que iremos sanar ao longo deste artigo.
O que é a Taxa Selic?
A SELIC é a sigla utilizada para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A Taxa Selic de forma resumida é a taxa básica de juros utilizada na economia brasileira. Ela serve como referência para todas as outras taxas de juros no Brasil, influenciando diretamente o custo de empréstimos, financiamentos e até mesmo os rendimentos de investimentos em renda fixa. Podemos dizer que a Selic controla “quanto o dinheiro custa” no Brasil.
Como a Taxa Selic é Calculada?
Na realidade a taxa Selic não é calculada e sim definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), um grupo de economistas do Banco Central do Brasil. A cada 45 dias estes economistas se reúnem e analisam diversos indicadores econômicos como , por exemplo, inflação, crescimento econômico, taxas de câmbio, etc. para definir qual será a taxa SELIC dos próximos 45 dias.
Qual é o valor atual da taxa SELIC?
Hoje (18/09/2024) acabou de ser definida pelo Copom a nova taxa SELIC:
A taxa Selic atual é: Carregando…
esse valor representa um pequeno aumento em relação a anterior (10,5%). A taxa deve permanecer essa até ao menos 6/11/2024 quando deve se encerrar a próxima reunião do Copom.
Após esta data as próximas reuniões estão marcadas para:
- 10 e 11 de dezembro de 2024
- 28 e 29 de janeiro de 2025
- 18 e 19 de março de 2025
- 6 e 7 de maio de 2025
- 17 e 18 de junho de 2025
Para que serve a taxa SELIC?
A taxa SELIC serve principalmente para controle da inflação porem esse não é seu único uso. Abaixo listamos alguns deles:
1. Controle da Inflação
O principal papel da SELIC é o controle da inflação. Como falamos anteriormente ela serve de referencia para outras taxas de juros e com isso podemos assumir que quando a SELIC está alta as outras taxas de juros também estarão. Caso uma pessoa ou empresa planeje tomar um empréstimo (independentemente da finalidade) ele sairá mais caro porque os juros estão assim. Isso acaba desencorajando o consumo e seguindo a lei da oferta e demanda com menos demanda e a mesma oferta os preços em geral tendem a diminuir.
Observar isso em um primeiro momento parece muito bom porque com preços menores ficaria mais fácil comprar algo porem na pratica não é bem assim. Primeiramente porque todos nós ao trabalhar estamos vendendo algo pra alguém (sejam produtos ou serviços) então se os preços diminuem também iremos receber menos, desestimulando assim a economia como um todo. Além disso esse controle é apenas momentâneo porque com a baixa dos preços mais pessoas tem acesso a compra e a demanda aumenta novamente, trazendo com ela os preços para cima.
Por conta disso são feitas reuniões do COPOM a cada 45 dias e nesta reunião são analisados os indicadores de mercado bem como a situação atual do pais para definir o que é melhor: Subir, manter ou diminuir a SELIC
2. Influência nos Investimentos
A Selic também altera diretamente os rendimentos de alguns investimentos como Tesouro Direto, CDBs , LCIs, etc. que são alguns dos chamados investimentos em renda fixa. Esses investimentos geralmente oferecem uma rentabilidade atrelada à taxa Selic. Quando a Selic está alta, esses investimentos tendem a ser mais atrativos, pois oferecem um retorno maior. Por outro lado, quando a Selic está baixa, o rendimento desses investimentos cai, o que pode fazer com que os investidores busquem outras opções, como a renda variável (ações, por exemplo).
3. Impacto no Custo do Crédito
Como já citamos anteriormente a SELIC também impacta diretamente o custo do crédito. Quanto maior a SELIC , mais caro fica pegar dinheiro emprestado, seja através de empréstimos pessoais, financiamento de imóveis, ou cartão de crédito. Isso porque os bancos e outras instituições financeiras utilizam esta taxa como base para definir as taxas de juros que cobram dos seus clientes.
A Taxa Selic é uma ferramenta fundamental para a economia brasileira. Ela afeta não apenas o mercado financeiro, mas também o dia a dia dos cidadãos, influenciando desde o custo do crédito até os rendimentos dos investimentos. Entender o que é e para que serve a Taxa Selic é crucial para tomar decisões financeiras mais informadas, seja na hora de investir, poupar ou consumir.